Sustentabilidade

Sustentabilidade

06.01.2019 Off Por admin

Temos um sistema exemplar funcionando aqui no Novo Portal, onde conseguimos diminuir significativamente a geração de resíduos que são colocados no lixão de Alto Paraíso!
Esses rejeitos representam aproximadamente 30% de nossos resíduos secos. 
Os outros 70% passam por um processo de triagem detalhado para facilitar o trabalho da Reciclealto que se encarrega de transportar as empresas recicladoras de cada tipo de resíduo reciclável seco que geramos (sacos plásticos, garrafas pet, papelão, papel, tetrapack, plásticos duros e metais).⠀
⠀⠀
Os outros resíduos secos que geramos que infelizmente não são recolhidos pela cooperativa, como vidro e cerâmica, reutilizamos aqui mesmo para fazer canteiros no jardim. 
Os resíduos perigosos (lâmpadas fluorescentes, baterias) separamos em um compartimento lacrado e quando completo levamos a Brasília para os locais de recebimento.⠀⠀
Já com os resíduos molhados ou úmidos (orgânicos) compostamos 100% deles junto com nosso lixo de papel higiênico através do sistema de leiras passivas idealizado pela UFSC em Florianópolis. Após uns 6 meses reutilizamos os compostos em jardins ornamentais não comestíveis.

Temos um projeto de cuidado com as Águas Residuais do Novo Portal, que está sendo implementado aos poucos. 
Nossa meta é tratar 100% de nossa água residual através do sistema de biodigestores que devolvem a água recebida do esgoto com 85% a 95% de pureza a água ao sistema. 
Após os biodigestores, levamos essa água tratada através de valas de infiltração para nossos jardins agroflorestais e o próprio cerrado nativo. 
Hoje em dia, temos 50% de nossas construções com tratamento de águas residuais através de biodigestores.

Biodiversidade!
⠀⠀
Temos áreas verdes (sem nenhuma construção) de cerrado nativo, seja de Mata ciliar, Campo úmido e Campo Sujo, consideráveis em nosso terreno e nas áreas que estavam degradadas.
Estamos implementando sistemas de agricultura sintrópica em nossos canteiros ornamentais e áreas degradadas com o intuito de reflorestar e atrair a fauna de volta ao nosso local. 
Hoje em dia já temos presença de fauna intensa de aves e répteis e alguns amigos que de tempos em tempos nos visitam, como o lobo guará, a anta, a onça pintada e a parda, raposas, os tatus, as lebres, as siriemas, entre outros…