Chapada dos Veadeiros

A região localizada no estado de Goiás abrange vários municípios, dentre eles, São João d’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina de Goiás e Cavalcante e é reconhecida pela sua valiosa fauna e flora típicas da vegetação predominante, o Cerrado. Abriga rios cristalinos, cachoeiras de 100 m e enormes paredões de pedra que atraem turistas do mundo inteiro, desde aqueles que buscam descanso em meio às belezas naturais e tranqüilidade, até os que estão atrás de aventuras radicais em interação com a natureza.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, protege uma área aproximada de 240.611ha e está inserido no bioma Cerrado. São diversas formações vegetais; centenas de nascentes e cursos d’água; rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local.

Foi declarado Patrimônio Mundial Natural em 2001 pela UNESCO.

Além da conservação da biodiversidade e geodiversidade, o Parque Nacional tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

As caminhadas e banhos de cachoeira são as principais atividades no Parque, nas imensas paisagens da Chapada em uma viagem pelo Cerrado brasileiro em antigas rotas usadas por garimpeiros, que hoje são utilizados pelos visitantes.

O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada de 36 km, na qual o Novo Portal da Chapada está sediado.

Tripadvisor Novo Portal da Chapada